sábado, 27 de outubro de 2018

Cromoterapia traz alívio emocional e restaura o vigor físico

A cura pelas cores vem promovendo transformações no ser humano desde a Antigüidade. Egípcios, indianos e chineses já conheciam o poder do espectro e usavam a favor do equilíbrio físico, mental e emocional. De lá para cá, essa sabedoria só foi aprimorada, como mostra a naturóloga Larissa Nóbrega Santos, da Clínica Luisa Satoira, em São Paulo.

Abaixo, ela explica como esse tipo de terapia funciona, revela o poder de cada uma das cores e ensina uma técnica simples e relaxante para você fazer em casa.1) Em que situações a cromoterapia funciona? 
A Cromoterapia usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções, restabelecendo o equilíbrio das energias da cor no interior do corpo. As cores podem ser utilizadas com eficiência por todos, em casa, como complemento do tratamento dado pelo médico ou, simplesmente, como uma forma preventiva.

2) Ela alivia que tipo de problema? 
A Cromoterapia alivia problemas físicos, psíquicos e emocionais. 

3) Esse tipo de tratamento tem comprovação científica de eficácia? 
A Cromoterapia possui comprovações científicas, mostradas em estudos sobre a sua utilização em ambientes de trabalho e desequilíbrios físicos, psíquicos e emocionais. 

4) Qual a origem da cromoterapia? 
A Cromoterapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações. Os egípcios adotaram o poder de cura do sol e construíram templos adornados de cores e luz para os doentes. A Índia e a China também relacionavam a cura pelas cores com a mitologia e a astrologia. 

5) A variação das cores (mais clara, mais escura) interfere no tratamento? 
As cores mais frias, como o azul, índigo e violeta, são empregadas em situações onde há um excesso de energia, são cores mais calmantes, agindo para sedar esse excesso. As cores mais quentes, como vermelho, amarelo e laranja, são empregadas quando há falta de energia, tonificando. 

6) Qual a aplicação mais comum de cada uma das cores? 
Vermelho: fornece ao nosso corpo físico energia e vitalidade, é uma cor estimulante para o sistema nervoso, para a circulação sanguínea e combate efeitos nocivos do frio, aumentando o calor e temperatura do corpo.

Laranja: libera as funções corporais e mentais, proporciona simultaneamente energia física e estimulação mental, estimula o sistema respiratório, aumenta o tônus sexual, proporciona otimismo, auxilia a regeneração de fraturas, traumatismos musculares e fragilidade óssea.

Amarelo: é uma cor estimulante para o sistema nervoso central, a energia digestiva e o tônus muscular. Ele estimula e restaura células debilitadas, estimula o intelecto e é antidepressivo.

Verde: indicado para aliviar dores de cabeça e gripe, nos problemas sanguíneos, feridas e infecções, para recuperar as áreas ósseas e ajuda nos problemas emocionais.

Azul: é um estabilizador e desacelera o organismo, servindo para combater as doenças infecciosas quando promove elevação da temperatura. Possui grande propriedade anti-séptica, é analgésico, antitérmico e calmante, traz a harmonia e equilibra energias do corpo.

Índigo: é um grande purificador da corrente sanguínea, influencia os órgãos da visão e audição, é analgésico, limpa e clareia as correntes psíquicas do corpo, diminui a excitação mental, ajuda no tratamento de quaisquer doenças oriundas de emoções.

Violeta: possui ação calmante e purificadora do sangue, elimina toxinas, relaxa os músculos, diminui a irritação, reduz medos e angústias, acalma as emoções violentas, controla fome excessiva quando provocada por ansiedade.

7) O objeto em que as cores são empregadas interfere no efeito? 
Os objetos em que as cores são empregadas irão ajudar no processo do tratamento. O terapeuta irá utilizar a lâmpada colorida, a caneta de colorpuntura (usada em pontos específicos de meridianos de energia), estimulando-o. E também pode complementar o tratamento usando algumas peças de roupas de cores específicas. 

8) O uso de música no ambiente interfere no efeito causado pela cor? 
O uso da música no ambiente ajuda o paciente a relaxar mais na sessão, entrando em contato com o seu interior. 

9) Quantas sessões são necessárias para alcançar algum tipo de resultado? 
O resultado que se quer alcançar irá variar muito com o tipo de desequilíbrio que o paciente possui. Na primeira sessão o paciente pode ver os primeiros resultados, ou pode-se precisar de mais sessões para começar a sentir um resultado. 

10) E como é a dinâmica de uma sessão? O paciente apenas fica deitado, exposto às cores? 
Nas sessões de Cromoterapia,a o paciente pode ficar deitado ou sentado,isso irá depender de como as cores vão ser empregadas. Em um banho de luz colorida, por exemplo, o paciente precisa ficar deitado, quando é utilizada a caneta de colorpuntura, dependendo dos pontos dos meridianos que serão estimulados, o paciente pode ficar sentado ou deitado. 

11) Quanto, em média, custa o tratamento? Ele é pago por sessão? 
O custo do tratamento varia muito de terapeuta para terapeuta. A sessão de cromoterapia pode custar de R$70,00 à R$190,00. 

12) Dá para improvisar alguma coisa em casa? 
As pessoas podem fazer meditações em casa visualizando a luz colorida, respirando profundamente e relaxando. As doutrinas orientais nos ensinam que a visualização nos leva a camadas muito profundas da consciência, onde a sabedoria natural se manifesta e o inconsciente se embebe de sugestões positivas propostas por nosso consciente. Esses métodos são chamados de "visualizações criativas" pelos antigos iogues. Escolha a cor que tem mais ver com suas necessidades e medite sobre ela uns dez minutos, pelo menos. 

www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário