Reiki






                             O que é Reiki?

   Reiki é uma palavra de origem japonesa que pode ser escrita como o ideograma ao lado que não exprime letra ou som, mas idéias. Segundo o contexto, esses ideogramas podem ter várias leituras com diferentes significados. A palavra Reiki pode ser traduzida, então, como: "Chuva maravilhosa de energia vital", "Chuva maravilhosa que dá vida" ou "A idéia de algo que vem do cosmos e que seu encontro com a terra produz o milagre da vida".

 Reiki é a fusão de duas palavras: Rei e Ki.

 Rei significa universal e refere-se à essência energética cósmica que permeia todos as coisas e circunda todos os lugares.

Ki é a força da vida que flui e pulsa em todos os seres vivos. Ki é o mesmo que prana para os hindus, chi para os chineses, luz/espírito santo para os cristãos, bioplasmática para os russos; fluido vital para os alquimistas, a força de cura da natureza do filósofo Hipócrates (o pai da medicina), mana para os kahunas; orgone de Reich, energia psíquica de Jung ou libido de Freud; enfim é a energia vital individual que flui em nossos corpos e nos mantém vivos.

               " Reiki é um caminho que convida à felicidade." 
                                                                   Mikao Usui



                                                  Mikao Usui

                                     Origem e história do Reiki

   A arte de curar através da transmissão de energia pelas mãos data de muitos e muitos séculos. Há citações desse tipo nos escritos dos essênios, na história de Sidarta Gautama, o Buda (620-523 AC).

  Apesar de muitos sistemas religiosos utilizarem a arte de curar pelas mãos, o Reiki não se enquadra em nenhum sistema religioso, pois não depende da fé.

   O Reiki origina-se nas pesquisas e estudos de Mikao Usui (1865-1926) na cultura japonesa, onde pelo seu conhecimento da língua sânscrita e o estudo insistente e meticuloso nos Sutras (manuscritos), escritos por um discípulo de Buda há mais de 2.500 anos, obteve acesso  a Símbolos (Yantras) e Sons Sagrados (Mantras) que possibilitam a qualquer pessoa o acesso e manipulação da energia cósmica na Terra. Mikao Usui era um budista. O budismo é um sistema filosófico baseado em conceitos teóricos (sutras) e práticas (tantras) para que o homem consiga vencer imperfeições e sofrimento humano até atingir a iluminação. Nesse sentido o Reiki é um tantra.

  Através do jejum, da meditação e da transcendência, praticados no Monte Kurama perto da cidade de Kioto (Japão), em 1922, Mikao Usui atingiu a compreensão eo entendimento total de tudo que já tinha estudado. Na busca por respostas espirituais, atingiu a iluminação e, como conseqüência, o poder de uso prático da energia cósmica para a cura e a transmutação do homem da forma mais simples e acessível a todos.

   Depois de sua meditação no Monte Kurama, em 1922, teve apenas  quatro anos para divulgar o Reiki, pois teve um ataque cardíaco fatal, em 9 de março de 1926, aos 62 anos de idade.

   A introdutora do Reiki no Ocidente foi a Sra. Hawayo Takata.



                                        Como age o Reiki ?

   Estamos vivos porque a força vital flui em nós e nutre nossos órgãos e células.Quando esse fluxo é impedido ou reduzido, a atividade de um ou vários órgãos ou tecidos do corpo físico, fica debilitada.

  A energia vital é sempre benéfica, porém quando fica estagnada ou impedida de fluir, surgem as doenças. Geralmente, estas surgem primeiro nos nossos aspectos mais sutis como as emoções descontroladas e os pensamentos depreciativos. Estes, por sua vez, produzem alterações no corpo físico, portanto as doenças são sintomas (e não causas) de nossos conflitos internos. Quando o reikiano (pessoa que aplica o Reiki) toca a si mesmo ou alguém, a energia Reiki começa a fluir através dele para as zonas afetadas, removendo bloqueios e restabelecendo o fluxo normal da energia vital que, por sua vez, reparará os órgãos danificados. Ao aumentar a freqüência de vibração do campo energético, dentro e à volta do corpo físico, quebram-se os campos de energias discordantes ou agressivas, acabando por dissolvê-los.

   Dessa forma, o Reiki limpa, reforça e restabelece os circuitos normais de energia, permitindo que a força vital circule de novo e desempenhe o seu papel de proteção e nutrição do organismo.

                      Como é o tratamento com  o Reiki ?

   A aplicação de Reiki se faz através da colocação das mãos de um praticante, capaz de condensar a energia universal (Rei) para o campo da energia humana (Ki).

   O toque é feito em diferentes partes do corpo, principalmente nos plexos nervosos principais, chamados “chacras”. O receptor pode estar sentado ou deitado, e permanece completamente vestido durante a sessão. Imediatamente à aplicação de  Reiki, aumenta consideravelmente o suprimento de oxigênio no sangue e nas células. Isto, juntamente com o relaxamento profundo advindo da aplicação, torna o Reiki um efetivo tratamento contra o stress e a ansiedade provocados pela correria do dia-a-dia.No decorrer da sessão, muitos outros efeitos serão notados.

                 Quantas sessões de Reiki são necessárias ?

   O ideal é começar com três sessões iniciais, para limpeza, harmonização e fixação da energia. É como uma faxina inicial. Muitas vezes, apenas essas três sessões, quando realizadas por um bom profissional e de acordo com o mérito do receptor, proporciona resultados incríveis. Posteriormente, as sessões podem ser semanais, na maioria dos casos, ou realizar duas ou mais sessões por semana, nos casos mais graves.



                                    Importante saber:

  O reikiano não é um curador; sua função se limita à captação, adensamento e projeção da energia para o receptor. Ele é apenas um canal ou agente de cura. Osho dizia: “A função do agente de cura é religar, mas isso não significa que ele precisa fazer alguma coisa. O agente de cura é apenas uma função. Quem faz é a própria vida, o todo”. O reikiano apenas permite que o doente se reconecte à sua própria força curativa, à sua essência. Não há nenhuma interferência da energia pessoal do reikiano no processo. Pelo contrário, ele até se beneficia na aplicação de Reiki nos outros.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário