quarta-feira, 21 de novembro de 2012






Alívio da TPM traz felicidade

   Nem todas as mulheres sentem os sintomas e efeitos da tensão pré-menstrual da mesma forma, pois algumas podem apresentar sintomas pouco significativos, enquanto em outras, os efeitos são mais intensos. Os sintomas mais típicos deste período são: nervosismo, irritação, depressão e sensibilidade. Estes sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em conjunto. Com relação aos sintomas físicos podemos citar: dores de cabeça, retenção de líquidos, sensibilidade nas mamas, dores musculares etc.

   A Tensão pré-menstrual possui várias causas e o ideal é entender cada uma delas para que possamos minimizar essa síndrome que causa tanto transtorno no dia-a-dia das mulheres.

   A primeira causa a ser citada é o desequilíbrio de neurotransmissores. Mas o que são neurotransmissores? São substâncias produzidas pelo cérebro responsáveis pela comunicação que ocorre entre os neurônios (células do sistema nervoso). Um desequilíbrio na produção dessas substâncias pode levar algumas partes do cérebro a transmitir informações e comandos incorretos. Assim, a mulher passa a ter distúrbios emocionais como por exemplo: ansiedade, depressão, irritabilidade, humor variável, falta de concentração etc.

   É importante também avaliar a influência do meio ambiente em que a pessoa vive. Vamos imaginar uma mulher com TPM que passa a maior parte do seu dia no trabalho. Telefone tocando o tempo todo, chefe cobrando resultados, filho ligando para fazer queixa do irmão, marido reclamando do custo de vida e outros problemas do dia-a-dia. Já podemos imaginar como está o estado emocional dessa mulher,que ainda por cima é vítima da TPM.

   Vale ressaltar a condição psicológica da mulher. Todos nós temos características comportamentais e emocionais. Isso faz com que algumas sejam mais agitadas, irritadas e ansiosas, outras mais ponderadas e até mesmo propensas a apresentar quadros depressivos. Essas características que, muitas vezes, são decorrentes da herança genética, influenciam diretamente no quadro de TPM. Imagine uma mulher que por característica própria é irritada, impaciente, com temperamento forte e de atitudes impulsivas com TPM, cujos principais sintomas são a ansiedade e a irritabilidade.

   Outra causa importante da TPM são as variações hormonais pelas quais as mulheres passam nesse período. Durante o ciclo existe uma alteração normal na produção de importantes hormônios sexuais femininos, entre eles o estrogênio e a progesterona. Porém, quando ocorre uma alteração na produção ou na ação desses hormônios a TPM passa a se manifestar. Essas alterações hormonais interferem em todo o organismo e consequentemente muitos sintomas físicos são apresentados. Ocorre um significativo aumento na retenção de líquidos e isso faz com que as mulheres se sintam inchadas principalmente nas pernas, mamas e abdômen. Também pode haver interferência no metabolismo da glicose (açúcar) fazendo com que a mulher apresente uma leve queda dessa substância no sangue, isso faz com que ela tenha dor de cabeça e desejos constantes de comer doces.

    A Terapia Floral  é eficaz nesses dias atípicos em que as mulheres têm a sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação. O tratamento será focado na pessoa, nas atitudes que ela apresenta diante determinada situação,como por exemplo,a TPM.  A essência de floral irá atuar nos estados emocionais trazendo como conseqüência um bem estar físico, portanto proporcionará um equilíbrio entre mente e corpo para que possam lidar com esse período de transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário