terça-feira, 26 de junho de 2012


                                                     Educar o Coração

“A Sabedoria é uma virtude maravilhosa. Mas, a menos que ela seja imbuída pelo Amor e pela Vontade Divina, o intelecto é espiritualmente impotente.”

   Hoje em dia o campo da tecnologia e da ciência estão muito avançados. Mas o que dizer do desenvolvimento dos nossos corações? Será que poderemos equilibrar o avanço científico atual com um desenvolvimento semelhante do coração, que nos permitirá fazermos as escolhas certadas? Seremos capazes de empregar amor e sabedoria suficiente para conter a tentação de abusar do poder?

   A educação do coração nos permite expressar todo o nosso potencial espiritual. Ela nos ensina a confiar nas nossas faculdades e recursos internos para enfrentar o desafio que está bem à nossa frente. A educação do coração aumenta a capacidade da alma de expandir-se além de si mesma, de vasculhar dos mais longínquos universos até as grandes profundidades do ser.

   Se formos ensinados a enfatizar somente as formas empíricas de abordar uma situação, elegeremos a mente analítica como o único instrumento no qual podemos confiar para definir a nossa vida. Mas fomos dotados de muito mais do que isso. O coração e a alma estão continuamente sentindo, intuindo e percebendo o que não pode ser explicado pela evidência empírica. Coisas que não fazem sentido para o intelecto fazem sentido perfeito para o coração e a alma. Se não prestarmos atenção a elas e não sintonizarmos os delicados instrumentos da nossa vida interior, nossas capacidades inatas permanecerão adormecidas.

   Desde crianças devemos ser ensinados a escutar com o coração e a obedecer os impulsos internos da alma, que nos guiam para o nosso destino imortal. Isto requer que sejamos para nossos filhos facilitadores, em vez de procurar controlar o desenvolvimento da mente ou da inteligência do coração, que é ímpar em cada criança.

   Na realidade, o único educador verdadeiro é Deus e o espírito que habita dentro de nós. Todos os outros instrutores são meros substitutos, que estão ali para nos ajudar, até que aprendamos a escutar a sabedoria do nosso própprio coração, alma e mente superior.

   A educação do coração prepara-nos para sermos transformadores do amor. Aprendemos a sentir intuitivamente o que os outros precisam; aprendemos a suprir essa necessidade exatamente com o que é necessário naquele momento. Esta fórmula alquímica é dada sempre pelo coração.
                                     Livro : “Alquimia do Coração”

   Viva as perguntas agora :

- Aproveitando as oportunidades para educar o coração: Existe alguma situação na sua vida em que você é o “Professor”? Pense em como você pode usar essa oportunidade para guiar e ser um mentor, em vez de tentar controlar essa pessoa? Pense em como pode encontrar novas formas criativas de educar o seu coração, assim como a sua mente? 

- Apreciando a sabedoria do coração: Quando você se deparar com uma situação em sua vida que parece não ter uma solução lógica, entre em contato com o seu coração e peça ao seu Eu Superior que ative a inteligência divina do seu coração e revele a resposta que procura. Escute a resposta do seu coração, mas seja paciente e preste bastante atenção, pois ela pode vir logo ou demorar uns dias e também pode se apresentar de diversas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário